UNIDERP - www.uniderp.br
logo-uniderp.gif


A Universidade Anhanguera Uniderp é parceira do Instituto Arara Azul. Tudo começou em 1994, quando Neiva concluiu o mestrado e decidiu continuar o Projeto Arara Azul. Na época a pesquisadora conseguiu recursos para equipamentos e atividades de campo, mas não para pagamento do seu salário.

 

Foto aérea da UNIDERP. 
Foto: Wagner Guimarães


Depois de ficar mais de seis meses sem receber nenhum recurso pessoal, Neiva Guedes foi contratada pelo antigo Centro de Ensino Superior de Campo Grande (CESUP), atualmente Universidade Anhanguera-Uniderp. Na ociasião, num gesto de grande visão do Reitor, Profº Drº Pedro Chaves dos Santos Filho, a bióloga pode ficar dedicada integralmente às pesquisas que prosseguiram sem interrupção. No período de 2003 a 2011, a Universidade contratou um assistente de pesquisa para se dedicar aos trabalhos de campo. A Uniderp criou a segunda base de campo, no Instituto de Pesquisas do Pantanal (IPPAN) e na Pousada Araraúna, bem como o apoio às análises em laboratório e hospital veterinário em Campo Grande. Com a implantação do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, na Universidade, Neiva Guedes passou a compor do corpo de docentes, orientando alunos de graduação em Iniciação Científica e aperfeiçoamento. Em 2009, com a conclusão do seu doutorado, Neiva começou a orientar acadêmicos de mestrado e doutorado. 

Durante todos esses anos professores, técnicos e acadêmicos da Universidade Anhanguera Uniderp se associaram ao Projeto Arara Azul e desenvolveram pesquisas na área de veterinária (Profa. Dra. Maria Del Carmen Lamazares e Prof. Msc. Flábio R. Araújo, Prof. Msc. Valter Vilela), geoprocessamento (Prof. Luis Paiva e Prof. Dr. Sílvio Jacks), biologia (Profa. Dra. Eliane Vicente), agronomia (Prof. Dr. Silvio Favero), química (Profa. Dra. Rosemary Matias), ecologia (Prof. Dr. Ademir Kleber M. Oliveira), parasitologia (Profa. Dra. Vânia Lúcia Brandão Nunes), turismo (Prof. Dr. José Sabino) e os biólogos Helder A. de Souza, Ricardo Soares, bem como os acadêmicos: Antônio dos Santos Junior, Fernanda Mussi Fontoura, Angelita Montano, Larissa Tinoco Barbosa, Edson Lino Diniz Pereira, Emilia Alibio Oppliger, e Kalyenny Rabenhorst, muitos deles já mestres e doutores.

 

Copyright © 2009 - Instituto Arara Azul. Todos os direitos reservados. All rights reserved. Créditos do Portal