TOYOTA - www.toyota.com.br logo-toyota.gif

A Toyota do Brasil Ltda é o parceiro/patrocinador de maior longo prazo do projeto. Desde que começou concedendo um jipe bandeirante em 1991, a parceria nunca foi interrompida. Em 2001 o jipe foi substituído por dois veículos zero km Toyota Hilux. Em 2005 os carros foram trocados por versões mais novas.

Em 2005 e 2006 Neiva Guedes proferiu palestras para os funcionários das fábricas em Indaiatuba e São Bernardo do Campo, os quais também colaboraram com as pesquisas, adquirindo produtos exclusivos do Projeto. Em 2006, mais um veículo foi cedido para fazer divulgação não só no Pantanal, mas também em outras regiões do Brasil, através de feiras e exposições.

No final de 2006, a Toyota fez a doação de um recurso emergencial para que o Projeto não fosse interrompido. A Toyota do Brasil é considerada a patrocinadora oficial do Projeto Arara Azul. Embora várias pessoas tenham contribuído para esse processo, Sidney K. Kakazo, George Alberto Costa e Silva, Mariana de Moraes, Thais B. Guedes e Otacílio Nascimento, foram fundamentais para que a parceria entre a Toyota e o Projeto Arara Azul fosse ampliada com a criação da Fundação Toyota do Brasil em 2009. A partir de 2010 o Instituto Arara Azul passou a ser patrocinado oficialmente pela Fundação Toyota do Brasil e em 2012 deu início a construção do Centro de Sustentabilidade e Sede do Instituto Arara Azul, inaugurado em novembro 2013.

 


O Começo


Quando Neiva fez sua primeira viagem de campo, sentiu dificuldades para se locomover no Pantanal, pois precisava andar no meio do campo, em áreas alagadas e na mata, e muitas vezes não tinha condução. Além disso, precisava monitorar as araras desde o amanhecer até o começo da noite, mas como dependia de carona, nem sempre isso era possível. Nos primeiros 40 dias de campo, Neiva Guedes se locomoveu de carona com outros pesquisadores, proprietários e jornalistas.

Andou a pé, a cavalo, de barco, de trator, de Toyota, de avião, entre outros. Neiva sentiu a necessidade de um veículo forte, que agüentasse as condições do Pantanal e tornasse as pesquisas independentes. Neiva entrou em contato com todas as fábricas e montadoras no Brasil solicitando um veículo para testar no Pantanal enquanto fazia as pesquisas. A maioria respondeu negativamente e apenas uma demonstrou interesse. 

Duas pessoas foram fundamentais nesse processo: Dr. Álvaro F. de Almeida da ESALQ/USP e o Engº Sidney K. Kakazu, da Toyota do Brasil. Assim, em 1991 a Toyota cedeu um veículo jipe bandeirante para Neiva, que virou piloto de teste da fábrica. Mensalmente ela tinha que fazer relatórios do desempenho do veículo. Muitas histórias aconteceram neste período em que Neiva cruzava o Pantanal o ano inteiro.

O Projeto Arara Azul no Toyota Hilux Expeditions

Em 2006, o Projeto Arara Azul foi tema de duas provas do Toyota Hilux Expeditions, um rally de regularidade, realizado na Chapada dos Guimarães e em Campos do Jordão. Neiva Guedes e equipe do Projeto participaram dos eventos. Além dos prêmios oficiais das provas os vencedores em três categorias - imprensa, turismo e profissional - receberam troféu especial, com os produtos exclusivos do Projeto e uma viagem, com todas as despesas pagas pela Toyota para visitarem o Projeto Arara Azul no Pantanal. Os vencedores dessas provas do Toyota Hilux Expeditions conheceram Projeto de campo em novembro 2006.


 

Copyright © 2009 - Instituto Arara Azul. Todos os direitos reservados. All rights reserved. Créditos do Portal