O que fazemos

Desde 1998 com a implantação da 1ª base de campo no R.E. Caiman, temos uma equipe de tempo integral, geralmente 1-2 pessoas no 1º semestre e 3-4 pessoas no 2º semestre do ano para desenvolverem as atividades na Caiman e em outras fazendas na região de Miranda. Com apoio da Pousada Araraúna, da UNIDERP, a qual consideramos nossa 2ª base de campo, trabalhamos na região de Rio Negro e Aquidauana.

Com o apoio da Pousada Xaraés estamos monitorando ninhos, pelo menos duas vezes por ano, na região da Nhecolândia e Abobral.

No período de seca, de junho a novembro, praticamente todos os ninhos têm acesso com o veículo toyota hilux, com o qual nos locomovemos. Na época das cheias, alguns ninhos ficam isolados pela água, então, utilizamos trator, barco, cavalo ou se necessário andamos á pé levando todo o equipamento em mochilas, por até alguns quilômetros dependendo da localização do ninho.

Dependendo da época do ano, período reprodutivo (2º semestre) e período não reprodutivo (1º semestre), das condições climáticas e necessidades individualizadas, as atividades podem variar.

Além disso, ao longo do ano, trabalhamos com o envolvimento da comunidade através de trabalhos de educação ambiental com crianças, peões e fazendeiros ou nas escolas, proferimos palestras, realizamos oficinas de corte-costura, artesanato e outros com mulheres carentes e participamos de feiras e exposições.

   
Assistente de Pesquisa Cezar 
Corrêa, monitorando ninho com 
filhote. Pantanal de Miranda.  
Foto: Neiva Guedes
Neiva fazendo bimoetria do 
filhote no trator. 
Foto: Cezar Corrêa
Neiva fazendo treinamento de 
biólogos no camp. 
Foto: Cézar Corrêa

Copyright © 2009 - Instituto Arara Azul. Todos os direitos reservados. All rights reserved. Créditos do Portal