Dois períodos e suas atividades
 
Período reprodutivo

Durante o período reprodutivo, geralmente de julho á fevereiro (podendo antecipar, dependendo das condições climáticas), é priorizado o monitoramento de ninhos ativos, com ovos ou filhotes. Em 1 dia vários ninhos podem ser monitorados, podendo chegar até 17-20 num mesmo dia. No caso de algum ninho ter risco de predação ou perda de ovos ou filhotes, ele pode ser monitorado mais de uma vez por dia ou diariamente. Havendo necessidade, poderemos realizar observação de comportamento, instalar micro-camara ou mesmo retirar ovos para incubação artificial (com posterior devolução para o ninho), alimentar filhotes ou realizar troca de ninho. Este período começa com a seca no Pantanal e termina com a cheia. 
Período de cheia, Neiva fazendo bimoetria do filhote em cima do trator.
Foto: Cezar Corrêa

Período não reprodutivo

No período não reprodutivo das araras, março á junho, é priorizado a observação dos filhotes que deixaram os ninhos, não raro é necessário dispensar cuidados especiais para um ou outro filhote que podem ser retardatários, sofrer queda, não conseguir voar, sofrer alguma fratura, etc, bem como o manejo/recuperação dos ninhos.

Para exemplificar, em 2004 tivemos o caso de um filhote que caiu do ninho e sofreu uma fratura na asa. Ele precisou ser transportado para Campo Grande para fazer RX e outros exames. Como os pais não abandonaram o ninho, após dois dias, retornarmos para o campo.  Os pais o aceitaram e alimentaram mesmo estando com uma tala na asa. Mas ele teve que ficar dormindo na base, pois não podia ficar solto na natureza, uma vez se tornaria uma presa fácil, por não poder voar. Então, durante mais de dois meses ele era levado diariamente duas vezes por dia para ser alimentado pelos pais, embora estivesse a mais de 20 km da base do Projeto. Este período coincide com a época de cheia no Pantanal.
Período de seca, Neiva com equipe no campo dez 05 Pousada Caiman.
Foto: Cézar Corrêa

Toyota no Pantanal alagado para monitorar ninhos - Cesar e Midori

 

Copyright © 2009 - Instituto Arara Azul. Todos os direitos reservados. All rights reserved. Créditos do Portal